segunda-feira, 3 de maio de 2010

“EXPOSSANTE”

    Os alunos do curso de Agenciamento de Viagem da ETEC Prof José Sant’Ana de Castro, participaram nos dias 23, 24 e 25 de Abril da “Expossante”, uma exposição de carros antigos realizada pela ASSOCIAÇÃO DOIS DE OUTUBRO -  PAENGABA.
     Os alunos do 3 modulo do curso foram convidados a fazer a recepção do evento, que também contou com a presença dos alunos do 2 modulo de Agenciamento de Viagem da sala descentralizada de Piquete. Os alunos foram responsáveis pela portaria, monitoria e pesquisa de satisfação.
       Segundo os alunos, a participação foi importante, pois puderam colocar em prática toda teoria aprendida durante o curso, desde postura profissional até atendimento ao cliente.
         Aos alunos: Anaryama, César, Cleumer, Gervasio, Jheniferr, José Neto, Márcia, Nathália, Patrícia, Paulo Henrique, Rafael e Zuleika, PARABÉNS pela brilhante atuação profissional.


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Visita de campo no Bairro Itagaçaba (Parte I) - Curso de Meio Ambiente

           Alunos do 2º Ciclo do Curso Técnico em Meio Ambiente orientados pela professora Maria do Carmo de Oliveira Macedo realizam visita de campo no Bairro do Itagaçaba para estudo através do componente curricular: Uso e Ocupação do Solo, foram tiradas várias fotos que mostram a realidade do bairro mais populoso da cidade de Cruzeiro e é o bairro mais próximo da Escola.

            Rua visitada a margem do Rio Paraíba, Rua Francisco Rabelo: são construções inadequadas para a realidade de hoje, pois deveriam respeitar a distancia da margem do ria para a construção de casas, deveria ser 30 metros da margem do rio, não existe muros apenas cercas, com as enchentes pode vir a ocorrer inundações nas casas.
            A mata ciliar encontra-se devastada pela ocupação antrópica. A vegetal original já não existe. Alguns moradores utilizam a área para o próprio plantio como: bananeiras, amoreiras, mandiocas, mamoeiros e maracujá e algumas paineiras que estão floridas.

           Apesar de existir placas proibindo de jogar lixo, os moradores não respeitam. Na pequena mata, na beira do rio, nas ruas o lixo está sendo jogado, encontra-se vários tipos de lixos. Nas casas a beira do rio, o esgoto é despejado sem tratamento, existe também os residuos das criações: galinha, porcos...
                Enquanto os alunos estavam no local viram uma moradora atirar uma sacola de lixo no rio, além dos esgotos e tudo que para eles não tem mais serventia são despejados no rio. Mesmo com tanta poluição no rio ainda há predominância de vida no Rio Paraíba, pela existência de pequenos peixes: lambaris, que se encontram junto à boca dos esgostos onde se alimentam.
                Existe próximo ao rio um depósito de areia e pedra, mas devido à extração de areia a vegetação da margem do rio está morrendo. A calha do rio está aumentando, existe o assoreamento do rio.
               
   O fluxo de carro no bairro é muito grande, a ponte que liga o bairro ao centro da cidade é estreita, os carros passam em mão única, mesmo tendo semáfaro é facil observar veículos que desrepeitam a sinalização. As estruturas da ponte estão comprometidas, quando carros e caminhões pesados passam ela chega a tremer.
               Em frente a praça há uma vida estadual movimentada que liga a cidade à Rodovia Presidente Dutra e as cidades circunvizinhas. As ruas são estreitas e as construções das casas muito próximas uma das outras e junto ao meio fio, o que indica que estas edificações são antigas, por esse motivo não respeitam as atuais leis de uso e ocupação do solo na realização de construções. Na praça, há uma vegetal que foi plantada há muito tempo faz com que a temperatura do local seja mais baixa, formando um micro clima (local onde o clima é fresco e com sombra só naquele local). Existe árvores de grande e médio porte como: angico, cacto, hibisco, palmeira de pequeno porte. Há lixeiras no local, mas mesmo assim pode se encontrar copos e papéis jogados no chão, como a praça é próxima a margem do rio encontra-se de vez em quando animais como: cobras, aranhas.


VISITA TECNICA NO VALE HISTÓRICO – AGENCIAMENTO DE VIAGEM

Dia 18 de Abril realizou-se a Visita Técnica ao Circuito Do Vale Histórico, com as turmas de Agenciamento de Viagem de Cruzeiro e Piquete. Os alunos foram recebido na cidade de Silveiras pelo Secretário de Turismo Francisco Togeiro Junior que elogiou o curso pela iniciativa e treinamento.

Os alunos passaram depois por Areias, onde tiveram uma surpresa da aluna Cleumer do Agenciamento de Viagem de Cruzeiro, que fez um dramatização homenageando o escritor Monteiro Lobato, que residiu na cidade, lendo uma das cartas de amor que ele enviará a sua noiva Purezinha.

São José do Barreiro um maravilhoso almoço típico nos esperava, e para mais uma surpresa almoçamos ao som de modas de viola, típico da região.

Já em Bananal, os alunos visitaram a Fazenda Coqueiros e depois foram recebidos pelo guia local que nos encantou com as antigas histórias dos barões, casarões e ruas das cidades. E foi além, mostrando até a casa reformada pelo programa do Calderão do Huck no quadro Lar Doce Lar que é transmitido pela Rede Globo, os alunos foram recebidos pelos donos da casa e puderam tirar varias fotografias.

Enfim, foi bastante proveitosa a viagem, e as duas turmas estão de parabéns pelo desempenho e dedicação durante as simulações de atendimento e guiamento do grupo.

terça-feira, 30 de março de 2010

ACONTECEU: SEMANA DA ÁGUA EM CRUZEIRO

           Alunos do Ensino Médio sob orientação do Prof. Dauri Tavares Pimentel, apresentaram na Praça 9 de julho um sistema para filtragem de àgua, esse trabalho foi desenvolvido no Centro Interdisciplinar de Ciências da ETEC.
           O Curso Técnico em Edificações também realizou um trabalho para a Semana da Água que ainda está exposto na Praça 9 de julho, é uma cortina d'água onde está o nome do SAAE, esse trabalho foi realizado sob orientação do Prof. Eduardo Ribeiro, Coordenador do Curso Técnico em Edificações.

VISITA TÉCNICA NA MAXION

          No úlitmo dia 25 de março os alunos do Curso Técnico em Marketing fizeram uma visita técnica na Maxion, foi um momento de aprendizado  e de integração para os nossos alunos, disse a Profª Marcela Monteiro, Coordenadora do curso.

segunda-feira, 29 de março de 2010

GOVERNO DO ESTADO ABRE VAGAS PARA ESTÁGIO

          Começou no último dia 22 de março as inscrições para o processo seletivo de estudantes matriculados e que estejam frequentando ensino médio, educação profissional de nível médio e ensino superior para estagiar no setor público, por intermédio do Governo do Estado de São Paulo. Para se inscrever, o candidato tem até às 18h do dia 16 de abril de 2010 para se cadastrar no portal da FUNDAP – http://www.fundap.sp.gov.br/.
            No portal, no link estágio, o candidato tem acesso a uma lista que mostra a quantidade de vagas previstas, os municípios disponíveis, a área de atuação e os cursos e ou escolaridade que esteja frequentando para concorrer a cada vaga.  De acordo com o diretor de Planejamento e Gestão Pública, Carlos Alberto Monteiro de Aguiar, “um dos grandes desafios da sociedade é criar oportunidades para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. Por esse motivo, o Governo de São Paulo instituiu o Programa de Estágios”.
             Ainda, com informações do oficio, desde o início do programa, em fevereiro de 2008, mais de 15 mil estudantes de instituições públicas e privadas, contratados por meio de processo seletivo unificado realizado pela FUNDAP, têm oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos em seu curso e vivenciar os desafios da Gestão Pública.

segunda-feira, 22 de março de 2010

CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS - CIPA

                Aconteceu nos dias 15, 16, 17, 18, 19 de Março no Auditório Sebastião Pinto desta ETEC o Curso de Primeiros Socorros realizado pela CIPA da ETEC sob a orientação da Professora e Coordenadora do Curso de Enfermagem Marisa Ramos e do aluno José Carlos Bitencourt Bastos do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro para os alunos da comunidade escolar.


quinta-feira, 18 de março de 2010

FEBRACE 2010 - FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA

A ETEC Prof. José Sant’Ana de Castro participou da final da 8ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), realizada entre 9 e 11 de março. O projeto desenvolvido por alunos das Etecs competiram com cerca de 300 trabalhos de estudantes dos ensinos Fundamental (8ª e 9ª série), Médio e Técnico, de todo o país.
O projeto apresentado pela ETEC foi “Robô Santaninha – uma proposta pedagógica” executado pelos alunos do Curso Técnico em Mecânica: Felipe André Aldeia de Souza, Samanta Aparecida Reis e Rose da Silva Rocha, sob a orientação da Profª Elaine Cristina Cendretti, coorientação de Margarete Aparecidad Aldeia de Souza e colaboração dos Profs: Maria Leonor Reis Vianna, Evaldo Silva e Marcelo Gomes de Oliveira – Coordenador do Curso de Mecânica.
A Prefeitura Municipal de Cruzeiro apoio a apresentação do projeto na cidade de São Paulo com: hospedagem, alimentação e translado, agradecemos muito esse apoio.

“A cada ano, percebemos que os projetos ficam mais sofisticados, com foco na solução de problemas da sociedade e com grande possibilidade de aplicação no mercado. Nós temos muito orgulho em participar da formação de jovens que vão contribuir para melhorar o futuro do país”, declarou a chefe de Gabinete do Centro Paula Souza, Elenice Belmonte de Castro, que participou da cerimônia de abertura do evento e visitou a mostra de projetos. (http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/ em 09/03/2010)
Foto: Gastão Guedes
Organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a Febrace tem como objetivo incentivar os jovens a usarem imaginação, criatividade e inovação no desenvolvimento de projetos científicos – este ano, foram mais de mil projetos inscritos.
A mostra de projetos foi realizada no Campus da Universidade de São Paulo (USP).  Informações: http://www.febrace.org.br/.

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES - 8 DE MARÇO

           Aconteceu na Rotunda no dia 8 de março comemorando o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES, momento especial de todas as mulheres cruzerense. O Curso Técnico em Enfermagem representou nossa escola com alunos sob a orientação da Profª Ana Chavão.
             Nossa Diretora Profª Magaly Mota Rezende de Carvalho também prestigiou o evento.





Aconteceu em fevereiro: Passeata de abertura das atividades de mobilização social no município contra a dengue.

          No dia 26 de fevereiro aconteceu a passeata "Cruzeiro sem Dengue" e deu-se o início da Gincana: "Meu bairro contra a Dengue".
          A ETEC participou deste evento com a presença da Diretora Profª Magaly Mota Rezende de Carvalho, dos Cursos Técnicos em Enfermagem e em Meio Ambiente com seus alunos e respectivos coordenadores de área e professores: Profª Marisa Ramos e Eduardo Nunes, Enf. Fátima Nunes, Enf. Mariazinha e Enf. Samira.
Prefeita Ana Karim com nossos alunos e professoras.