segunda-feira, 19 de outubro de 2009

SELO ESCOLA SOLIDÁRIA 2009 - FAÇA PARTE



PROJETO: "RESPEITO E VALORIZAÇÃO AO IDOSO"

Que problema a escola quis resolver com esse projeto: A necessidade que os jovens possam retificar a imagem distorcida que têm dos idosos, modificando o relacionamento, agindo de forma mais realista e menos sonhadora, desenvolvendo a solidariedade e a cooperatividade, lidando melhor com regras e limites, compreendendo a importância dos idosos, valorizando suas experiências, exemplos para a sustentação de mudanças futuras. Em consequência os idosos se sentirão úteis, menos solitários, aumentarão a auto-estima que pode estar diminuída pelas constantes perdas e pelo descrédito que ainda paira sobre eles, poderão lidar com um outro tipo de autoridade, descobrirão muito do seu potencial e estabelecerão uma relação de mais confiança com os mais jovens. Ambos, jovens e idosos, poderão descobrir que é possível ter um vínculo de afeto com um membro de outra geração que não seja seu parente ou muito próximo.
Descrição do Projeto:
- Oferecer aos alunos do curso técnico de enfermagem uma ampliação de sua formação, a qual além de estar embasada cientificamente, deve ser crítica e humanizada;
- Tornar os alunos do ensino médio capazes de respeitar e tratar com atenção o próximo, os idosos e/ou os amigos;
- Estimular no aprendizado o respeito e a valorização dos idosos;
- Vivenciar de forma lúdica o conhecimento da cultura e da história do nosso povo;
- Elevar a auto-estima do idoso usando o seu conhecimento na relação intergeracional.
- Facilitar o diálogo entre os envolvidos, por meio de oportunidades de contato, convivência e comunicação, propiciando meios em que as duas gerações possam se orgulhar uma da outra, entendendo as transformações que ocorrem no mundo de uma época para outra.
-Criar uma consciência crítica e reflexiva com o intuito de que haja mais respeito entre as pessoas.
Principais atividades: Elaboração dos instrumentos de pesquisa/questionários; coleta e interpretação dos dados obtidos; Palestras sobre auto-estima e envelhecimento; Debate entre os envolvidos.
Relação entre os saberes escolares e as práticas sociais: Nos dias atuais o descaso, o desrespeito e a falta de paciência dos mais jovens, para com os idosos vem crescendo, gerando conflitos entre gerações e a exclusão dos idosos. Tal situação sugere uma reorientação da compreensão do envelhecimento, já na escola, com a participação dos idosos reforçando valores e atitudes positivas em relação á velhice, com estímulo ao exercício da cidadania e solidariedade.
INTERDISCIPLINARIDADE E INTER-CURSOS:
- CURSO DE ENFERMAGEM: Os alunos do 4º módulo de Enfermagem presenciaram nos asilos, ruas e no próprio lar a solidão e a falta de auto-estima dos idosos, e perceberam o descaso das famílias e da sociedade. Sentiram-se motivados a reverter esse quadro, na comunidade através de um trabalho com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da ETEC Prof. José Sant'Ana de Castro, porque esses alunos serão os idosos de amanhã. No decorrer do curso de Enfermagem os alunos aprendem sobre Gerontologia onde podem: Reconhecer o processo de envelhecimento nos seus aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais e patológicos. Caracterizar a prevenção, o tratamento e a reabilitação das afecções clínicas que mais afetam idosos Analisar procedimentos e cuidados de enfermagem indicadas no atendimento das necessidades básicas do idoso.
- ENSINO MÉDIO – 1º ANO: Como a sociologia e a filosofia está inserida nos componentes curriculares do Ensino Médio, trabalhar-se em Biologia, História, Geografia com esse projeto trabalhando a humanização, a ética, os direitos humanos, valorização e respeito, saúde, o conhecimento da cultura dessas pessoas, sua história, os locais onde viveram. Facilitar o diálogo entre os envolvidos, por meio de oportunidades de contato, convivência e comunicação, propiciando meios em que as duas gerações possam se orgulhar uma da outra, entendendo as transformações que ocorrem no mundo de uma época para outra.
Resultados: Promover a interação entre idosos e adolescentes para que se possa perceber o valor de cada um, não somente na escola, mas também na família e na sociedade. E assim através da realização de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso de enfermagem é possível a contribuição para despertar nos adolescentes o aprender e crescer com respeito e solidariedade aos idosos, bem como, favorecer a auto-estima e a melhoria da qualidade de vida dos mais velhos. Tornar os alunos do ensino médio capazes de respeitar e tratar com atenção o próximo, os idosos e/ou os amigos. Estimular no aprendizado o respeito e a valorização dos idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário