terça-feira, 27 de outubro de 2009

ACONTECEU EM OUTUBRO

06/10 - SAI - Sistema de Avaliação Institucional, criado pelo Centro Paula Souza, avalia todas as Etecs e Fatecs, anualmente. Por meio de mecanismos que coletam informações entre a comunidade acadêmica, pais de alunos e egressos, o SAI avalia os processos de funcionamento das escolas, seus resultados e impactos na realidade social onde a instituição se insere.
             Objetivos do SAI:
- Busca da qualidade;
- Auto-conhecimento;
- Instrumentalizar o planejamento com informações;
- Atender à função social de prestar contas à sociedade.
             O SAI: baseia-se em dois pressupostos para avaliar o ensino que a Instituição oferece:
1 - Atendimento das aspirações e satisfação, de alunos e comunidade, geradas pelas necessidades de determinado momento. Elas indicam a eficiência da Instituição. São apuradas pelos questionários específicos para alunos, professores, funcionários, pais e diretores de escola.
2 - Resultados do desempenho escolar expressos pela produtividade, relação candidato / vaga, número de profissionais formados e empregabilidade de egressos dentre outros indicadores.
             Participam desta pesquisa: alunos, professores, funcionários, pais, diretores e representantes da comunidade. (http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/sai/SAI.html acessado em 27/10/09 por Elaine Cendretti)

13/10 - Observatório Escolar: é um instrumento de avaliação das escolas técnicas (Etecs) implantado pela Coordenadoria de Ensino Técnico (Cetec) em 1998. Seu propósito é contribuir para a consolidação de uma rede de escolas técnicas competentes em educação profissional. Essa avaliação, de caráter pró-ativo, ajuda a criar uma cultura organizacional, com base na permanente evolução do pessoal e na melhoria contínua dos processos internos. Pautando-se no entendimento de que uma organização é um sistema que realiza seu trabalho por meio de um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas (processos), que consomem recursos e produzem bens e serviços, o Observatório Escolar conta com uma etapa inicial em que a própria escola avalia diferentes aspectos do seu processo de gestão.
            A verificação das diferentes práticas de cada unidade de ensino, embasada numa metodologia de finalidade construtiva e formativa, permite à comunidade escolar a identificação de eventuais fatores críticos, sinalizadores de oportunidades de melhoria, promovendo assim uma gestão participativa, que se reflete na efetividade do processo de ensino-aprendizagem.   
          Nossos observadores foram: Prof. Daniel Flores - Supervisor Educacional e o Prof. Hilton Koiti Sato- Professor responsável por disciplina - Física
24/10 - 2ª FASE DA 5ª OBMEP 2009 - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas: Alunos do Ensino Médio participaram neste sábado da 5ª OBMEP 2009: é um projeto que vem criando um ambiente estimulane para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

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