sexta-feira, 24 de setembro de 2010

ARTIGO DE OPINIÃO: ENSINANDO UMA LINGUAGEM MUNDIAL - OLIMPIADA DA LINGUA PORTUGUESA 2010

Ensinando uma linguagem mundial

Marcela Silva Lisboa,
aluna do 2ºano do Ensino Médio
Etec “Prof. José Sant’Anna de Castro”, em Cruzeiro.

          Alguns moradores da minha de cidade de Cruzeiro, interior do estado de São Paulo, falam uma língua mundial, que toca corações e desperta sentimentos, porém nem todos conseguem ouvi-la.
          Essa língua mundial da minha cidade é proclamada por um grupo de jazz: Jazz Quinteto, que abre as portas de seu estúdio musical todas às terças-feiras, a partir das 19 horas, com acesso gratuito. Entram operários, pessoas que passam pela rua para ouvir esse som. Tocam vários tipos de músicas, de MPB ao Jazz. Abrem espaço para novos cantores, músicos, alunos da própria escola.
          Durante uma hora de apresentações, as pessoas experimentam novas sensações provocadas pelo som que embala o ambiente decorado rusticamente, à luz de velas e jogos de luz. Os instrumentos musicais: sax, violoncelo, guitarra, bateria, teclado causam grande fascínio.
          Esse estilo musical tão agradável deveria ser mais divulgado. As escolas deveriam educar seus alunos para essa e outras culturas musicais. Aliás, por que não o fazem?
          A ação do grupo de jazz da minha cidade me recorda o grandioso projeto “Playing for Change”, que, através da música, resgatou grandes talentos em comunidades pobres de todo o mundo, unindo assim, diversas culturas, desfazendo preconceitos, eliminando fronteiras e, acima de tudo, unificando corações.
          Eu acho que, hoje, devemos separar as músicas em dois tipos, já que a música boa restaura sentimentos e algumas músicas atuais são vazias de conteúdo. A sociedade atual tem dançado e repetido refrões que não passam sensibilidade nenhuma e desconhecem MPB. A nossa boa música está sendo esquecida. Muitos ainda não experimentaram um som de qualidade, capaz de nos transformar interiormente.
           Assim, o Jazz Quinteto deveria ser mais divulgado junto às escolas e à população, ajudando pessoas a aprimorar seus sentimentos. O trabalho do grupo musical começou tímido, mas deveria ser valorizado. A língua mundial da minha cidade precisa ultrapassar as serras e montanhas, o vale que a cerca. Precisa, de fato, ser ouvida, sentida e entendida por todos.
PARABÉNS: Aluna Marcela e Profª Maria Eli

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

quinta-feira, 1 de julho de 2010

sexta-feira, 28 de maio de 2010

DEMANDA DO VESTIBULINHO 2010_2

ETEC PROF. JOSÉ SANT'ANA DE CASTRO

CURSO                              INSCRITO VAGAS  DEMANDA
Administração - noite                 138          40            3,45
Edificações - noite                     109           40           2,73
Enfermagem - noite                    202           40            5,05
Eventos - noite                            90           40            2,25
Informática - noite                     100           40            2,50
Informática - tarde                      75           40            1,88
Marketing - noite                61         40          1,53                   
Marketing - tarde                        36           40             0,90
Mecânica - noite                       180           40             4,50
Meio Ambiente - tarde               45            40             1,13
Nutrição e Dietética - noite         93            40             2,33
Secretariado e Assessoria - noite  64            40             1,60

Ext. da ETEC Prof. José Sant'Ana de Castro na EE Oswaldo Cruz

CURSO                             INSCRITO  VAGAS   DEMANDA
Logística - noite                        91              40              2,28

sábado, 22 de maio de 2010

TCC do Curso Técnico em Enfermagem - Campanha Salve Vidas / Trote Solidário - Doação de Sangue


Aconteceu no dia 20/05/2010 no Hotary Club Cruzeiro a Campanha Salve Vidas / Trote Solidário, trabalho desenvolvido pelo 4º módulo do Curso Técnico em Enfermagem sendo aplicado no 1º módulo do Curso Técnico em Enfermagem como um trote solídário envolvendo uma conscientização sobre a doação de sangue e sua importância e num gesto concreto cada aluno ficou de arrumar 2 possíveis doadores, sendo então uma estimativa de 80 doadores e tendo sucesso garantido.


quarta-feira, 12 de maio de 2010

DIA DO ENFERMEIRO

                “A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto à obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!” Florence Nightingale

                 No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.

                 De onde vem o nome Enfermeiro? A palavra Enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa Mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira.

                Mais que meus abraços, flores e estrelas... Deixo aqui meu sincero carinho e homenagem a vocês, companheiros dessa jornada.

Profª Marisa Ramos Rodrigues da Silva
Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Agenciamento de Viagem participa do projeto "Teatro a Bordo"

Os alunos do 3 modulo do curso de Agenciamento de Viagem estiveram nesta ultima quarta-feira (05 de Maio), nas apresentações do Projeto “Teatro a Bordo”.
O projeto Teatro a Bordo nasceu em 2007 na Baixada Santista com a missão de levar a diversidade cultural para cidades mais distantes e carentes de aparelhos e eventos culturais.

Neste intuito, com a idealização de Talita Berthi, nasceu um teatro móvel utilizando um contêiner adaptado como palco e, o mesmo tem apoio nos objetivos da Lei Rouanet de incentivo a Cultura.



Nossos alunos e junto com as professoras Eline e Betinha, divertiram-se primeiro com a Roda de Cantoria com Jorge Lampa, onde toda a platéia cantava junto ao musico letras de compositores brasileiros que estavam expostas em um telão.

          
Após a cantoria, ocorreu a peça “Julieta e o Romeu”, onde os dois palhaços brilham na interpretação dos personagens Julieta, Otelo, Macbeth, Romeu, Desdêmona, o fantasma de Hamlet e outros.

Alunos do Agenciamento de Viagem,

Parabéns pela iniciativa!

Eline Rodrigues
Coordenação

Vídeoconferência: Concepções de Juventude

     Alunos do 3º Ensino Médio (turmas: A, B, C e D) e professores da ETEC participaram no dia 06/05 da Vídeoconferência: Concepções de Juventude - O QUE É SER JOVEM ? COMO É SER JOVEM ?
      Essa videoconferencia foi realizada pelo Centro Paula Souza, com a finalidade de aprofundar conceitos e conhecer as atuais concepções de Juventude.
      O tema traz o debate sobre a importância de produzir efeitos positivos na relação professor-aluno e sobre o modo como o jovem se vê como agente atuante na escola e na comunidade. Também visa contribuir para a transformação da visão dos professores sobre as possibilidades de participação juvenil na sociedade valorizando suas potencialidades mais do que de suas dificuldades. Com o objetivo de complementar as reflexões e praticas pedagógicas do Centro Paula Souza e no propósito de aproximar as conquistas tecnológicas às necessidades sociais das comunidades, iniciamos um ciclo de 3 videoconferências com as temáticas: 06/05 – Concepções de Juventude 
                28/05 – Projetos Socias
                17/09 – Comunicação e Mídias
       A proposta é investir na formação de jovens que possam colaborar com suas comunidades e nelas atuar, alunos interessados nas melhorias por meio da atuação social responsável. Convidamos os alunos para participar desta videoconferência, pois a experiência com esta faixa etária tem nos dado a convicção de que os jovens são uma fonte insubstituível de soluções para as questões de sua comunidade, desde que criemos com eles as oportunidades de decisão e atuação de modo propositivo, criativo e significativo. (fonte: http://www.cpscetec.com.br/ceteccap/capacitacoes/capacitacaover.php?id=NDg0 em 06/05/10)


A ETEC agradece a todos alunos e professores que participaram brilhantemente da videoconferencia.

Curso de Agenciamento de Viagem faz Visita Técnica ao Hotel Fazenda Sete Lagos

No 1 de maio, os alunos do Curso de Agenciamento de Viagem realizaram juntos com a Professora Rosangela uma visita técnica no Hotel Fazenda Sete Lagos, localizado em Guaratinguetá – SP.
  
Os alunos foram recebidos pela funcionária do Hotel, Thaís, que lhes contou a história do hotel. Em seguida, foram encaminhados para a recreadora Kika, que já começou dando uma dinâmica.

Logo após, nossos alunos entraram em um trenzinho e Kika foi relatando a infra-estrutura do local, tais como: restaurante, capela, pedalinho, campo de futebol, oficina de artes, uma área de spa, com piscina aquecida, sala de estética, aparelhos de ginástica, aromaterapia, massagem, piscina de hidromassagem, entre outros.


Após a visita, os alunos tiveram um tempo livre para conhecer cada ambiente e aproveitarem a manhã.

Parabéns Turma do Agenciamento de Viagem, estamos quase lá!!!


segunda-feira, 3 de maio de 2010

“EXPOSSANTE”

    Os alunos do curso de Agenciamento de Viagem da ETEC Prof José Sant’Ana de Castro, participaram nos dias 23, 24 e 25 de Abril da “Expossante”, uma exposição de carros antigos realizada pela ASSOCIAÇÃO DOIS DE OUTUBRO -  PAENGABA.
     Os alunos do 3 modulo do curso foram convidados a fazer a recepção do evento, que também contou com a presença dos alunos do 2 modulo de Agenciamento de Viagem da sala descentralizada de Piquete. Os alunos foram responsáveis pela portaria, monitoria e pesquisa de satisfação.
       Segundo os alunos, a participação foi importante, pois puderam colocar em prática toda teoria aprendida durante o curso, desde postura profissional até atendimento ao cliente.
         Aos alunos: Anaryama, César, Cleumer, Gervasio, Jheniferr, José Neto, Márcia, Nathália, Patrícia, Paulo Henrique, Rafael e Zuleika, PARABÉNS pela brilhante atuação profissional.