sexta-feira, 28 de maio de 2010

DEMANDA DO VESTIBULINHO 2010_2

ETEC PROF. JOSÉ SANT'ANA DE CASTRO

CURSO                              INSCRITO VAGAS  DEMANDA
Administração - noite                 138          40            3,45
Edificações - noite                     109           40           2,73
Enfermagem - noite                    202           40            5,05
Eventos - noite                            90           40            2,25
Informática - noite                     100           40            2,50
Informática - tarde                      75           40            1,88
Marketing - noite                61         40          1,53                   
Marketing - tarde                        36           40             0,90
Mecânica - noite                       180           40             4,50
Meio Ambiente - tarde               45            40             1,13
Nutrição e Dietética - noite         93            40             2,33
Secretariado e Assessoria - noite  64            40             1,60

Ext. da ETEC Prof. José Sant'Ana de Castro na EE Oswaldo Cruz

CURSO                             INSCRITO  VAGAS   DEMANDA
Logística - noite                        91              40              2,28

sábado, 22 de maio de 2010

TCC do Curso Técnico em Enfermagem - Campanha Salve Vidas / Trote Solidário - Doação de Sangue


Aconteceu no dia 20/05/2010 no Hotary Club Cruzeiro a Campanha Salve Vidas / Trote Solidário, trabalho desenvolvido pelo 4º módulo do Curso Técnico em Enfermagem sendo aplicado no 1º módulo do Curso Técnico em Enfermagem como um trote solídário envolvendo uma conscientização sobre a doação de sangue e sua importância e num gesto concreto cada aluno ficou de arrumar 2 possíveis doadores, sendo então uma estimativa de 80 doadores e tendo sucesso garantido.


quarta-feira, 12 de maio de 2010

DIA DO ENFERMEIRO

                “A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto à obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!” Florence Nightingale

                 No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes.

                 De onde vem o nome Enfermeiro? A palavra Enfermeira/o se compõe de duas palavras do latim: “nutrix”, que significa Mãe, e do verbo “nutrire”, que tem como significados criar e nutrir. Essas duas palavras, adaptadas ao inglês do século XIX, acabaram se transformando na palavra NURSE que, traduzida para o português, significa Enfermeira.

                Mais que meus abraços, flores e estrelas... Deixo aqui meu sincero carinho e homenagem a vocês, companheiros dessa jornada.

Profª Marisa Ramos Rodrigues da Silva
Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Agenciamento de Viagem participa do projeto "Teatro a Bordo"

Os alunos do 3 modulo do curso de Agenciamento de Viagem estiveram nesta ultima quarta-feira (05 de Maio), nas apresentações do Projeto “Teatro a Bordo”.
O projeto Teatro a Bordo nasceu em 2007 na Baixada Santista com a missão de levar a diversidade cultural para cidades mais distantes e carentes de aparelhos e eventos culturais.

Neste intuito, com a idealização de Talita Berthi, nasceu um teatro móvel utilizando um contêiner adaptado como palco e, o mesmo tem apoio nos objetivos da Lei Rouanet de incentivo a Cultura.



Nossos alunos e junto com as professoras Eline e Betinha, divertiram-se primeiro com a Roda de Cantoria com Jorge Lampa, onde toda a platéia cantava junto ao musico letras de compositores brasileiros que estavam expostas em um telão.

          
Após a cantoria, ocorreu a peça “Julieta e o Romeu”, onde os dois palhaços brilham na interpretação dos personagens Julieta, Otelo, Macbeth, Romeu, Desdêmona, o fantasma de Hamlet e outros.

Alunos do Agenciamento de Viagem,

Parabéns pela iniciativa!

Eline Rodrigues
Coordenação

Vídeoconferência: Concepções de Juventude

     Alunos do 3º Ensino Médio (turmas: A, B, C e D) e professores da ETEC participaram no dia 06/05 da Vídeoconferência: Concepções de Juventude - O QUE É SER JOVEM ? COMO É SER JOVEM ?
      Essa videoconferencia foi realizada pelo Centro Paula Souza, com a finalidade de aprofundar conceitos e conhecer as atuais concepções de Juventude.
      O tema traz o debate sobre a importância de produzir efeitos positivos na relação professor-aluno e sobre o modo como o jovem se vê como agente atuante na escola e na comunidade. Também visa contribuir para a transformação da visão dos professores sobre as possibilidades de participação juvenil na sociedade valorizando suas potencialidades mais do que de suas dificuldades. Com o objetivo de complementar as reflexões e praticas pedagógicas do Centro Paula Souza e no propósito de aproximar as conquistas tecnológicas às necessidades sociais das comunidades, iniciamos um ciclo de 3 videoconferências com as temáticas: 06/05 – Concepções de Juventude 
                28/05 – Projetos Socias
                17/09 – Comunicação e Mídias
       A proposta é investir na formação de jovens que possam colaborar com suas comunidades e nelas atuar, alunos interessados nas melhorias por meio da atuação social responsável. Convidamos os alunos para participar desta videoconferência, pois a experiência com esta faixa etária tem nos dado a convicção de que os jovens são uma fonte insubstituível de soluções para as questões de sua comunidade, desde que criemos com eles as oportunidades de decisão e atuação de modo propositivo, criativo e significativo. (fonte: http://www.cpscetec.com.br/ceteccap/capacitacoes/capacitacaover.php?id=NDg0 em 06/05/10)


A ETEC agradece a todos alunos e professores que participaram brilhantemente da videoconferencia.

Curso de Agenciamento de Viagem faz Visita Técnica ao Hotel Fazenda Sete Lagos

No 1 de maio, os alunos do Curso de Agenciamento de Viagem realizaram juntos com a Professora Rosangela uma visita técnica no Hotel Fazenda Sete Lagos, localizado em Guaratinguetá – SP.
  
Os alunos foram recebidos pela funcionária do Hotel, Thaís, que lhes contou a história do hotel. Em seguida, foram encaminhados para a recreadora Kika, que já começou dando uma dinâmica.

Logo após, nossos alunos entraram em um trenzinho e Kika foi relatando a infra-estrutura do local, tais como: restaurante, capela, pedalinho, campo de futebol, oficina de artes, uma área de spa, com piscina aquecida, sala de estética, aparelhos de ginástica, aromaterapia, massagem, piscina de hidromassagem, entre outros.


Após a visita, os alunos tiveram um tempo livre para conhecer cada ambiente e aproveitarem a manhã.

Parabéns Turma do Agenciamento de Viagem, estamos quase lá!!!


segunda-feira, 3 de maio de 2010

“EXPOSSANTE”

    Os alunos do curso de Agenciamento de Viagem da ETEC Prof José Sant’Ana de Castro, participaram nos dias 23, 24 e 25 de Abril da “Expossante”, uma exposição de carros antigos realizada pela ASSOCIAÇÃO DOIS DE OUTUBRO -  PAENGABA.
     Os alunos do 3 modulo do curso foram convidados a fazer a recepção do evento, que também contou com a presença dos alunos do 2 modulo de Agenciamento de Viagem da sala descentralizada de Piquete. Os alunos foram responsáveis pela portaria, monitoria e pesquisa de satisfação.
       Segundo os alunos, a participação foi importante, pois puderam colocar em prática toda teoria aprendida durante o curso, desde postura profissional até atendimento ao cliente.
         Aos alunos: Anaryama, César, Cleumer, Gervasio, Jheniferr, José Neto, Márcia, Nathália, Patrícia, Paulo Henrique, Rafael e Zuleika, PARABÉNS pela brilhante atuação profissional.