quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ACONTECEU EM NOVEMBRO: Projeto Interdisciplinar “De Frente Para o Patrimônio”

Projeto realizado com os primeiros anos do Ensino Médio

O projeto durou duas semanas, de três horas/aula por série, desde o seu início, em que a professora de ARTES, ELIZABETE ROSA DOS SANTOS SILVA explicou para a turma o assunto que seria estudado, incluindo atitudes de cidadania e ética, a importância de se estudar e preservar o patrimônio, seja ele público ou privado até a conclusão, culminando com a exposição de maquetes em caixinhas de papelão.

Estudou-se como artista referencial o catalão Antoni Gaudí, além de breves noções de arquitetura e art noveau, com leitura de imagens. Os alunos reproduziram em desenhos, a partir de observações particulares, alguns prédios e monumentos da cidade de Cruzeiro. Em atividades de criação na sala de aula, produziram desenhos de fachadas, jardins e prédios.

Em todos esses momentos de estudo foram apresentados e comentados conceitos de proporção, medidas, localizações geográficas e tempo histórico referentes aos assuntos estudados.

Houve interdisciplinaridade mais abrangente com a disciplina da profª Maria do Carmo (geografia), que abordou com os alunos, questões referentes aos patrimônios quanto a localizações, cidadania e preservação.

Durante a montagem das maquetes pode-se observar que os alunos desenvolviam espírito de trabalho em equipe, compartilhamento de materiais, habilidades no manuseio dos materiais, cuidados e atenção com os colegas, uns ajudando os outros em suas dificuldades. Assim, um trabalho que iniciou com atividades individuais, pois cada aluno deveria apresentar sua construção, tornou-se coletivo e interativo na montagem das maquetes, quando as construções foram dispostas sobre suporte para a formação dos espaços urbanos. Todos cooperaram, houve aprendizado e parceria resultando em trabalhos de excelente qualidade.

No dia da exposição, os alunos do 1ºEMC apresentaram duas músicas cantadas e tocadas em violões.

Os demais professores prestigiaram os trabalhos dos alunos e a profª Maria Eli registrou em imagens, os momentos que culminaram e finalizaram o projeto.


                  Elizabete Rosa dos Santos Silva - Profª de Arte